Instituto de Constelações Familiares Brigitte Champetier de Ribes / Brasil

Textos selecionados



Você pode nos deixar seus dados e teremos o maior prazer em lhe enviar informações sobre as atividades do Instituto. Para isso, visite nossa nuestra página de contato.
Obrigada.



"Eu escolho a vida" a cada hora em ponto

Convidamos você, a cada hora, a criar uma nova vibração ao redor do mundo, dizendo “EU ESCOLHO A VIDA” junto com milhares de pessoas. Todos juntos a serviço da vida.












Extrato do curso de coaching de Bert Hellinger

México, março 2009

Este é um curso especial para empresas e para pessoas que dentro das empresas ocupam cargos diretivos.

Primeiramente, irei trabalhar com empresários. Peço aos que me conhecem que se retraiam um pouco. Estou aqui para demonstrar o que é uma empresa, para demonstrar que os que têm empresa são os que estão a serviço da vida. E seu sucesso é sucesso para muitos, para a vida de muitos.

A vida dos seres humanos depende das empresas. Quando não existiam empresas, as famílias sustentavam-se com a agricultura. Hoje em dia, a título de comparação, a terra está a serviço do sustento.

Pertence aos empresários trabalhar em uma empresa e a empresa lhes proporciona o que eles precisam para se sustentar na vida. É por este motivo que as empresas têm uma importância muito grande.

A empresa mantém-se com vida graças ao aparelho circulatório, o que acham que é o aparato circulatório aqui? O dinheiro… Sem dinheiro uma empresa se debilita. Mantém-se com vida pelo dinheiro. Acima de tudo, para todos os colaboradores, porém se mantém também na vida através do produto e do serviço, que os empresários devem amar. A empresa também se mantém com vida pelos empresários que dão seu serviço à vida.

Posso oferecer à empresa um serviço.

De nenhuma maneira interfiro. Mantenho-me em um nível inferior e posso explicar algo referente a isso. Depois, proponho-lhes trabalhar de forma concreta constelando uma empresa. Meu nome está ligado às Constelações Familiares, deste modo veremos como estará configurada a empresa. Quem se atreve?

Primeira constelação

Bert: Quem fundou a empresa?

Resposta: Eu. Meu sócio tem o 20%.

Bert: Se fosse o 50% a empresa estaria em perigo. Neste sentido você fez bem.

Resposta: São projetos que demoram muito para serem assinados. O pagamento fica em quase nada.

Bert: Vou fazer algo simples: coloco um representante para você e um para seu sócio. É homem ou mulher? Para os representantes, seleciono os que conhecem o trabalho. A empresa sempre é representada por uma mulher, outra mulher mais para o dinheiro.

Vejo que aqui o dinheiro não tem nada a ver com a empresa, e também você se retirou da empresa. Não é estranho o sentimento que existe? O que sentem?

Resposta: Muitas vezes me sinto em duelo.

Bert: Perceberão que existem forças que vão além.

Pegue um garoto e coloque-o de barriga para cima. Pergunte à empresa: Como se sente na empresa? Afastada e com muitas emoções…

O que acontece? Algo que não tenha a ver com a empresa? Um irmão morto, do que morreu?  Por problemas de saúde ou por erro médico? Pegue uma mulher para a mãe.

Estes eventos familiares têm um efeito profundo sobre os empresários e as empresas.

O morto gira e olha para sua mãe.

Isto tem uma boa solução para você e para sua empresa. O dinheiro e a mãe fazem a mesma coisa com a mesma personagem.

Diga para sua mãe, “por favor, fique na vida. “Eu estou aqui e olho para meu irmão morto e o incorporo na minha vida”.

Sabe quem representa seu sócio? O irmão morto.

Agora, pego representantes para os colaboradores, diga-lhes “eu fico”.

O empresário diz: o sócio me dá energia.

A mãe, que se sente agora mais fraca, Bert coloca-a detrás do seu filho. Estão todos bem. O dinheiro volta!

Para muitos que não o conheçam, este trabalho pertence à família do empresário. Devemos colocar ordem.

Quanto proveito para esta empresa, para todos os colaboradores! O dinheiro volta. Não me intrometo. Estive a serviço do amor.

O que represento e as compreensões que adquiri através de muitos anos, eu o levo através da Hellinger Sciencia: é uma ciência universal sobre as compreensões referente ás relações humanas. Acima de tudo, através da empresa, porque as empresas se constroem através das relações, e têm sucesso primeiro na família de origem do empresário ou em sua família atual.

Segunda constelação

Um homem criou uma empresa faz 2 anos. Eram 5 colaboradores, começaram com um cliente.

Bert coloca o cliente, o empresário e o produto (com uma mulher como representante). O produto e o cliente vão para o chão, o empresário olha para longe. Bert pega a vida (um homem).

Bert: Para quem não quer olhar o empresário? Sabe quem representa o produto? Sua mãe, e ela quer aproximar uma morta. Quanto sucesso é possível então? Sabe quem representa a vida? Seu pai. Ele está excluído, afastou a olhada dele.

Então, que oportunidade tem sua empresa? Sabe quem é essa morta?

Homem: Uma Irmã. Eu tinha 10 anos, ela 11, e morreu.

Bert: Do que faleceu?

Homem: De uma infecção de rins. Tinha os rins doados.

Bert: Aproximam-se o pai e a mãe. O pai-vida e a mãe-o-que-vende estão com a filha, e agora a morta fecha os olhos. Depois de ter sido integrada e tomada no coração dos pais está em paz.

Agora, pego um representante para o produto real, uma mulher. E uma cliente mais.

Vocês, o pai e a mãe coloquem-se detrás do filho. E você (o empresário) olhe além dela.

Como se sente?

Homem: Tomando força.

Bert: Agora, irão aproximar-se os clientes… Como se denomina algo assim? Sucesso!!

A família de origem é a situação de base. Um membro da família não tinha seu lugar na família de origem, muitas vezes pela dor da perda. É tão grande essa dor que com ela se exclui a pessoa. Se a incluirmos novamente dentro da família traduzir-se-á como sucesso na vida.