Instituto de Constelações Familiares Brigitte Champetier de Ribes / Brasil

Textos selecionados



Você pode nos deixar seus dados e teremos o maior prazer em lhe enviar informações sobre as atividades do Instituto. Para isso, visite nossa nuestra página de contato.
Obrigada.



"Eu escolho a vida" a cada hora em ponto

Convidamos você, a cada hora, a criar uma nova vibração ao redor do mundo, dizendo “EU ESCOLHO A VIDA” junto com milhares de pessoas. Todos juntos a serviço da vida.












Carta de Hellinger: As Novas Constelações Familiares

Sevilha (Espanha), outubro 2007

 A evolução

As Constelações Familiares como hoje em dia são praticadas e aplicadas mundialmente, têm sua origem em Bert Hellinger. Geralmente, são denominadas Método Hellinger ou Constelações Familiares conforme Bert Hellinger. “As Constelações Familiares são Helllinger”, assim foi comentado por Bertold Ulsamer no seu último livro, recém editado.

Bert Hellinger conseguiu, graças aos seus estudos de uma vida inteira e a pôr em prática seus conhecimentos e seu saber, chegar à compreensão que através da configuração dos diferentes membros de uma família é possível conseguir reverter destinos difíceis.

O alcance

Há aproximadamente 25 anos, Bert Hellinger era uma referência confidencial para os entendidos. Ele transmitiu seus conhecimentos em pequenos workshops especializados. Naquela época, ainda não sabia quais descobrimentos fenomenais realmente teria obtido nem que tesouro teria salvado. Pensou que suas compreensões tal como se praticavam na época nas Constelações Familiares, possibilitariam transformações fundamentais na vida de muitos seres humanos que, especialmente devido a esse motivo, pertenceriam ao âmbito da Psicoterapia. Que pelo mesmo motivo, a aplicação das Constelações Familiares estaria em mãos dos psicoterapeutas e profissões próximas.

Entretanto, Bert Hellinger entendeu que suas compreensões e seu método desenvolvido de Constelações Familiares eram tão profundos e amplos que teriam acesso a praticamente todos os âmbitos da vida. Que estabeleceriam novos e importantes impulsos muito além da esfera da Psicoterapia. Demonstrou-se que era impossível que algumas profissões reclamassem para si às Constelações Familiares, especialmente, se devido a isso, se delimitasse e limitasse o trabalho de Constelações Familiares. As leis, que têm seu efeito desde o transfundo e que foram captadas e investigadas por Bert Hellinger em todo seu alcance e em praticamente todos os âmbitos da vida, são assim fundamentalmente mal-interpretadas.

As possibilidades que oferecem as Constelações Familiares não podem ser esgotadas em toda sua plenitude. Bert Hellinger colocou seus conhecimentos à disposição de todos, de forma incondicional e generosa, transmitindo-os a aqueles que queriam aprendê-los e aplicá-los. Sem afirmar seu direito, sem querer conduzir nem controlar, intervindo de alguma forma.

Justamente por este motivo, as Constelações Familiares puderam difundir-se com tanta rapidez. Muitos consteladores, que tinham aprendido com ele, não utilizaram bem esta atitude, até hoje.

O desenvolvimento

Quem conhece o Bert Hellinger sabe que seu nome é garantia de apertura, ajuda, generosidade, deferência, compaixão, respeito e amor. Pode parecer que todos estes são termos antigos. No entanto, estas palavras nunca tiveram maior importância do que hoje. Demonstram que em uma atitude de vida marcada por estes conteúdos nada pode ficar estático, tudo continua, e que algo grande obra detrás de tudo o que está prosseguindo.

Com uma atitude assim, cada qual pode buscar refúgio nesta força contínua. Ela revela que não há fim para nada, tampouco apego, senão somente um movimento contínuo, que aspira a se expandir na forma mais ampla, profunda e elevada. Bert Hellinger continuou observando e investigando e se expôs a novos desafios. Assim, foi compreendendo lentamente o que, na verdade, tinha descoberto e que efeitos tão amplos e benéficos tinham as Constelações Familiares para praticamente todas as relações e todas as esferas da vida. Foram seis anos completos nos quais Bert Hellinger se expôs a uma única realidade, que praticamente domina todos os âmbitos da vida com um movimento fatal, antes que captara as grandes inter-relações e pudesse transmiti-las. São as compreensões fundamentais sobre os efeitos de nossas diferentes consciências.

Da mesma maneira, Bert Hellinger percebeu que as Constelações Familiares vigentes, em grande medida, foram superadas. Ele continuou desenvolvendo as Constelações Familiares de forma contínua graças às compreensões mais amplas e novas, e assim alcançou-se um nível mais elevado. Bert Hellinger denomina estas configurações evoluídas, tal como as pratica e ensina hoje, Caminhar com o Espírito e Hellinger® Sciencia.

Hellinger® Sciencia

A Hellinger® Sciencia é uma ciência universal das relações humanas em todas as esferas de vida. Ela demonstra que toda ação e todo fato realizado por um ser humano, sempre está relacionado com fatos e ações de outras pessoas. Cada qual é confrontado, antes ou depois, com suas próprias ações e deve carregar as respectivas consequências.

As Constelações Familiares, tal como são possíveis nesta nova e ampla forma de Bert Hellinger, levam à compreensão de leis fundamentais para todas as relações humanas. Graças às Novas Constelações Familiares se abrem caminhos totalmente novos, não são o problema nem sua origem os que são enfatizados, senão a aplicação, o reconhecimento e a inclusão destas leis fundamentais. As leis são a base de todas as relações. Bert Hellinger as chama: as Ordens do Amor em movimento. Estas ordens se mantêm, em grande medida, despercebidas porque são muito sutis, têm seu efeito em um nível inconsciente. Justamente aí radica o perigo, se passarem inadvertidas.

Grandes sábios, como Kungtse e Laotse, já descobriram estas leis na antiguidade. Foram descritas naquela época no I Ching na imagem do número 37.

As Novas Constelações Familiares e seus efeitos

Bert Hellinger especificou milhares de constelações para poder comprovar estas ordens em todas as esferas de vida. E assim, reconhecer que proceder conforme esquemas e técnicas específicas sobram na nova forma de Constelações Familiares:

Caminhar com o Espírito.

Estas Novas Constelações Familiares são, junto à Psicoterapia, de grande ajuda e alcance também em âmbitos da vida que antes não tinham sido considerados. Por exemplo, em profissões relacionadas com a cura, na educação, na profissão e no trabalho, no manejo do dinheiro, na busca de decisões, alcançam até um futuro distante. Esse é o caso da eleição de uma profissão, da criação de uma empresa, da fusão de grupos de amizade e de grupos políticos.

Também, quando se trata da seleção de critérios para assumir uma tarefa de grande responsabilidade ou de continuidade, seja no âmbito das idéias ou na esfera prática; já que em última instância, tudo está relacionado com os seres humanos e com as relações entre eles. Com as Novas Constelações Familiares evidencia-se que é possível ajudar todos, o bebê, a mãe, o pai, o empresário, o político, o esportista, a se vincular em uma relação na qual algo possa se unir, em vez de se separar.

Aqui se trata a aplicação das ordens básicas da vida e do amor. Estas leis tendem a unir tudo aquilo que está dissociado e em discórdia, tudo o que se mantém escindido de forma artificial lhe será permitido se reunir e constituir uma unidade. No instante em que isto acontece e no qual a unidade reconhece tudo tal como é, com respeito e reverência, transformam-se em portadoras de paz. Se estas leis fossem reconhecidas, respeitadas e consideradas como fundamento de qualquer sociedade, então caminhariam invariavelmente para a paz, a reconciliação e o sucesso. A Hellinger® Sciencia é por esse motivo também uma ciência do sucesso.

A diferença

A diferença entre a forma de Constelações Familiares até agora conhecida e as Novas Constelações Familiares somente pode ser reconhecida por aqueles que pessoalmente as tenham interiorizado e se identifiquem com elas em forma total. Isso significa que participem, sem reservas, em workshops nos quais Bert Hellinger faça uma introdução a esta nova forma de proceder, e posteriormente aplique o aprendido.

O constelador vivencia assim como é abrangido por outra força e elevado a algo totalmente novo. De repente, experimenta que o revelado em uma configuração transforma-se para si próprio e para sua consciência em uma realidade, que antes somente teria conseguido supor. Para consteladores estabelecidos, com certeza não será tão simples voltar a estudar, já que a forma usual das Constelações Familiares, dentro de seus limites, tem sua razão de ser. As até agora conhecidas, Constelações Familiares tradicionais, foram a base para as Novas Constelações Familiares evoluídas.

Elas prevalecem como o fundamento para estes novos níveis do espírito. Se o constelador estiver disposto a crescer além do conhecido e aplicado e, como faz Bert Hellinger, estiver disposto a penetrar em âmbitos mais profundos, abrem-se possibilidades de alcance totalmente novas.

As “Novas” Constelações Familiares levam essencialmente além de e a outras dimensões, onde espaço e tempo já não existem, onde passado, presente e futuro convergem em um ponto. Lá estará em boas mãos tudo o que alguma vez foi o que é e será. Evidencia-se que, com as Novas Constelações Familiares, trata-se de um método completamente novo, que leva a esferas diferentes.

Para isso, não são necessários rituais, cerimônias nem símbolos. É requerida tão somente uma atitude apropriada para que esta dimensão diferente se abra, a cada um, no termo de minutos. A forma de proceder nas Novas Constelações Familiares é muito mais reservada da qual até agora conhecíamos.

Nas Novas Constelações Familiares, vemo-nos obrigados a entregar-nos inteiramente a uma força superior. O grande segredo do efeito revolucionário das Novas Constelações Familiares radica em uma absoluta submissão a se deixar guiar, com o resultado de ser guiado. Requer-se da disposição do constelador não ter intenção alguma e entregar-se à condução do espírito. Esse deixar-se guiar completamente, esse entregar-se confiadamente aos movimentos do espírito é o que concede às Novas Constelações Familiares seu brilho especial.

A arte das Novas Constelações Familiares consiste em reconhecer as relações, porém não as interpretar. Se o fizéssemos as delimitaríamos, pelo qual já não estariam em movimento e em conexão com todas as dimensões, sejam estas subordinadas, inter-relacionadas ou superiores.