Instituto de Constelações Familiares Brigitte Champetier de Ribes / Brasil

Textos selecionados



Você pode nos deixar seus dados e teremos o maior prazer em lhe enviar informações sobre as atividades do Instituto. Para isso, visite nossa nuestra página de contato.
Obrigada.



"Eu escolho a vida" a cada hora em ponto

Convidamos você, a cada hora, a criar uma nova vibração ao redor do mundo, dizendo “EU ESCOLHO A VIDA” junto com milhares de pessoas. Todos juntos a serviço da vida.












A força do adversário

Bert Hellinger 2007

Como trata seus adversários, tanto os vãos como os temerosos?

Sem sequer considerar suas intenções, primeiramente deve respeitá-los. Definitivamente, não sabemos que papel eles cumprem nem a quem servem. Por isso, respeitarei o esforço que fazem para falar, escrever e atuar, e respeitarei a atenção que me proporcionam, inclusive, os outros e o conjunto em toda sua amplitude. Reconheço que ao fazê-lo servem ao conjunto e, através dele, a mim e a muitos outros. Já que, sem resistência, nada vivo, nem verdadeiramente humano, poderia desenvolver-se. Somente graças à resistência que oferece o exterior, pode aquilo se diferenciar, insertar-se em algo de maior extensão e, dentro do marco de uns limites, encontrar sua força e compreensão do que realmente é possível. Então, aquilo que já não consegue se expandir será obrigado a se concentrar e, em vez de altura e largura, ganhará, talvez, alguma profundidade.

Em segundo lugar, ao se oporem a mim, meus adversários encontram frequentemente seu próprio caminho com maior facilidade. Nisto servem melhor para o conjunto do que se me aprovassem ou me seguissem, renegando com isso sua própria verdade. É assim como cada qual aporta sua contribuição a partir do seu próprio unicamente. Aquele que encontrou esta autenticidade deixará, no transcurso do tempo, de alimentar a inimizade, perdendo tanto o medo dos outros como a necessidade imperiosa de subjugá-los a sua imagem ou, inclusive, de submetê-los. Aquele que encontrou sua autenticidade está conectado com todos de maneira sossegada. Diante de seus próprios adversários desenvolve tolerância e sabe esperar até que se dissolva a animosidade daqueles inimigos em busca do seu próprio.

No entanto, é importante observar que quando desejamos mal aos outros, existem os que descuidam de si mesmo ou traem o seu.

Em terceiro lugar, a inimizade costuma precisar de acólitos. Fortalece-se graças ao número deles e a lealdade que os une na oposição. Mas, com isto também fortalecem os seguidores daquele a quem se opõem. Quando os seguidores se desmoronarem, se desmoronará também a força de ambos os lados. Quando ficarem sem seguidores, os líderes dos campos antagonistas ficarão diante deles mesmos. Então, será possível revelar uma força maior.

Como reconhecer a força maior? É descoberta através do que subsiste, já que somente o que subsiste era e é essencial.